O TRT8 celebrou acordo de cooperação técnica com o TRT12 para uso do sistema VERITAS, que auxilia o magistrado na análise da prova digital de geolocalização.
O cadastramento no sistema deve ser feito no site https://veritas.trt12.jus.br/#/login, devendo o usuário inserir o e-mail institucional e após solicitar o cadastramento, o pedido chegará para um dos administradores finalizar o processo.
"O Veritas converte para relatórios “amigáveis” e mapas dados de localização das operadoras de telefonia e do Google que servem de provas digitais no processo. Só assim o juízo pode visualizar (em forma de mapas) e interpretar essas informações, pois originalmente elas são codificadas. "
No caso de servidores(as), além do cadastro no sistema, deverá ser enviado e-mail para a COJUD (cojud@trt8.jus.br), solicitando o acesso, sendo necessário que o pedido seja feito com a ciência do magistrado(a) a quem o servidor(a) está vinculado. Para tanto, basta que o e-mail seja enviado com cópia para o magistrado(a).
Vale registrar que, por enquanto, o sistema compartilhado com o TRT8 permite apenas o tratamento dos dados de geolocalização (Google Takeout) extraídos diretamente do aparelho celular da pessoa alvo da prova digital, não sendo possível o uso dos dados referentes ao uso das antenas (Estação Rádio Base), os quais são solicitados às operadoras de telefonia.
Para demonstrar o funcionamento do sistema, convido Vossas Excelências e Vossas Senhorias para reunião sobre a disponibilização do sistema VERITAS para todas as varas do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, que ocorreu em 29/09/2023, às 09:30, por meio do Google Meet.